Piso de madeira – tábuas, assoalho e tacos

A madeira é um dos primeiros materiais de construção usado pelo homem, mas nem por isso deixa de ser contemporâneo.  O piso de madeira foi muito popular nas décadas de 80 e 90 no Brasil, principalmente na forma de pisos de tacos em prédios e casas de alvenarias. O tempo passou e os pisos cimentados e porcelanatos ganharam força, e os pisos de madeira acabaram por ficar em segundo plano. Mas assim como na moda, as tendências em arquitetura e construção sempre vão e voltam. E o piso de madeira é uma tendência para os próximos anos.

Piso em Madeira Maciça na sala

Pisos em madeira maciça, uma opção em sofisticação para o acabamento do seu piso

Madeira sustentável

A madeira, que já foi considerada um material de construção inferior, hoje é sinônimo de sofisticação e sustentabilidade. Isto porque quase todos os materiais de construção industrializados possuem algum grau de agressão ao meio ambiente seja nos processos de industrialização, seja durante a cura ou assentamento na obra, enquanto a madeira captura gás carbônico enquanto as árvores crescem.

Tipos de piso de madeira

Existem muitas formas e padrões de pisos de madeira no mercado, cada qual possui um método construtivo diferenciado em relação aos outros, assim como diferentes efeitos de acabamento final da obra. Basicamente os tipos de pisos de madeira são os sólidos e o piso estruturado. Ainda existe o chamado piso de madeira laminada, embora esse, apesar do aspecto geral de piso de madeira, não use madeira de verdade para ser feito.

O piso de madeira sólido é aquele que usa madeira em seu estado original como matéria prima. Nessa categoria podemos citar os pisos de tábuas, tacos de madeira e o piso em faixa. O piso de tábuas é a principal opção em casas de madeira, mas não compensa tanto em casas e prédios de alvenaria, já que as tábuas são pregadas em uma estrutura, geralmente em madeira, que fica abaixo. Em construções de alvenaria se recomendam principalmente os pisos de madeira em faixas ou em tacos, no qual as peças de madeira são fixadas sobre o contra-piso utilizando-se algum material colante, em geral o piche, que já garante a impermeabilidade da peça.

Acabamentos em pisos de madeira

A principal maneira de se protegem um piso de madeira é através da aplicação de verniz. A principal razão para a aplicação de verniz é a proteção. Os vernizes, em geral, servem como uma proteção de curto prazo conta o ataque de pragas, além de ser uma proteção física contra arranhões e riscos. Existem vários tipos de verniz no mercado, já que o mercado da construção cresceu muito nos últimos anos, cada qual com um efeito de acabamento e um grau de proteção diferenciado.

Instalação de pisos de madeira

Existem diversos tipos de piso de madeira no mercado, cada qual possui um método de instalação diferente, muitos dos quais exigem mão de obra qualificada para aplicação. Os pisos de tacos, por exemplo, são feitos em construções de alvenaria, assentados sobre o contra-piso ou massa de nivelamento. São colocados pregos sob sua base para aumentar o grau de aderência na massa e pincelado piche para impermeabilizar e colar as peças.

Instalação de Piso de Madeira

Processo de Instalação de um piso de madeira maciça, na qual as tábuas são encaixadas

Pisos de madeira com encaixe são bastante difíceis de ser executados, já que é necessário um cuidado muito grande para executá-los. As três primeiras tábuas colocadas são as mais críticas. Além disso, piso de madeira com encaixe são muito trabalhosos para se fazer algum reparo no futuro. Imagine que alguma tábua no meio do piso tenha quebrado ou tenha sido atacada por cupins. A substituição de apenas uma tábua vai demandar que várias tábuas sejam retiradas, já que elas são todas encaixadas.

E finalmente os pisos de tábuas, talvez os mais clássicos. Esses são fixados sobre uma estrutura, geralmente de madeira, mas por vezes metálica, da qual virá sua sustentação. Talvez o piso mais adequado para casas de madeira, sua vantagem em relação ao piso de tábuas encaixadas é que sua manutenção é muito mais simples, exceto em casos em que a própria estrutura tiver sido comprometida. Ai será necessário desmontar o piso para trocá-la.

Fotos de Pisos de madeira

GD Star Rating
loading...
Piso de madeira – tábuas, assoalho e tacos, 5.0 out of 5 based on 4 ratings
  1. Carlos Alberto disse:

    Boa noite gostaria de saber o preco do merto quadrado.

  2. VERA ALFLEN. disse:

    Ola! quero construir sobre uma casa d 11m d compt por 350 d largura pretendo,usar madeira no assoalho e tbém no forro,sendo,paredes de tijolos,então me ajude qual melhor madeira?como tratar o assoalho q sera tbém forro a partir do primeiro piso,como ficaria o segundo forro? sera q pode m mandar sugestões? obrigada.

  3. jose carlos disse:

    gostei das informaçao,gostaria de receber mais informaçao.

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.